Powered By Blogger

domingo, 22 de maio de 2011

Entrevista

-     Nome do entrevistado (a): Ricardo Cottini
-     Grau de instrução: Superior-Pós Graduação
-     Idade: 45
-     Empresa: Governo do Estado de Minas Gerais
-     Cargo que ocupa: Técnico Analista  de Projetos

QUESTÕES

  1. Para você, o que significa uma construção sustentável?
São aquelas construídas de forma a minimizar os impactos sobre o meio ambiente. Inclui desde a construção utilizando materiais menos agressivos e produzidos sem maiores impactos ao meio ( tijolo, telha, canos, areia, cimento, pedras), observando a natureza do terreno, procurando integrar o imóvel com o que já existe, deve ter também sistemas de reaproveitamento de água e coleta de águas pluviais, iluminação natural para baixo consumo de energia. Deve proporcionar um conforto com simplicidade.  

  1. Atualmente que tipo de tecnologias e materiais construtivos têm sido utilizados nas construções feitas por essa empresa?
Valorizar projetos que integrem a construção com o meio ambiente, que tenham sistemas para economia e reaproveitamento de água e coleta de águas pluviais, energia solar, considerem o ciclo dos produtos desde sua produção até o tempo de vida útil e a sua destinação quando for descartado.

  1. Que tipo de benefícios a utilização de materiais construtivos e tecnologias sustentáveis trazem para:

-     O custo das obras: Utiliza produtos reciclados ou mesmo aqueles naturais do local, com preço menor, porem que ofereçam qualidade.

-     Qualidade e durabilidade da obra: Uso de materiais simples porém que tenham uma vida média que cubra os custos iniciais.


-     Design e decoração: Valoriza materiais naturais, dando sensação de integração com a natureza, como uso de fibras naturais, pedras.

-     Satisfação do cliente: A pessoa deve se sentir segura, entender o processo da sustentabilidade e que ela está contribuindo para isso.

-     Imagem da empresa que utiliza tais materiais: Confiança, inovação, fazer parte de uma nova mentalidade comercial e de empreendedorismo.

  1. Como tem sido a aceitação dos clientes? e do mercado em geral?
Ainda novo, mas aceitável quando bem explicado. O mercado começa a se modernizar para oferecer produtos e serviços necessários para esse tipo de construção.

  1. Você acredita que de fato a utilização desses materiais construtivos e tecnologias sustentáveis contribuem para reduzir os impactos no meio ambiente? Por que?
Si, desde que se tenha toda uma manutenção constante.

  1. O conceito de casas sustentáveis, aplicado geralmente nas classes altas e médias, pode-se aplicar as classes mais baixas?
Sim , desde de que haja no mercado uma redução do custo da reciclagem por exemplo. Deixe de ser uma ideia de luxo para um ideia popular e de necessidade, para proteção do emio ambiente e garantia dos recursos naturais indispensáveis a nossa sobrevivência.

  1. Na sua opinião, quais os principais motivos que ainda levam empresas e clientes a resistirem na implantação e utilização dos modelos de arquitetura e construção mais sustentáveis?
Alto custo, desde a concepção do projeto até a aquisição de materiais e mão-de- obra.

  1. O que fazer para superar essas resistências?
Incentivos do Governo e Popularizar, para criar mais concorrentes e assim reduzir os preços. Ainda são poucas as empresas que trabalham nessa linha, daí cobram o que querem.

  1. No final das contas, aplicar o conceito sustentável na construção torna ela  mais barata? Por que?
De início não parece, mas a longo prazo sim , pois há um retorno na qualidade ambiental. Questão de água, ar, vegetação, clima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário